AÇÕES SUSTENTÁVEIS GANHAM DESTAQUE NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS

No Brasil, mais de 76% das indústrias já aplicam iniciativas relacionadas com a economia circular, que se refere a um modelo econômico estratégico pautado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

Enquanto o modelo linear costuma extrair a matéria prima e descartá-la após seu processamento e uso, na economia circular o objetivo é produzir, usar e reutilizar. Dessa forma, o objetivo é permitir que as indústrias sejam menos dependentes da matéria-prima e eliminem os desperdícios gerados em toda a cadeia produtiva.

Sob essa lógica, as indústrias estão gradativamente utilizando as noções da Economia Circular, inspirada nos mecanismos de ecossistemas sustentáveis pautados em processos contínuos de reabsorção de nutrientes e reciclagem de resíduos. Assim sendo, é promovida a reorganização do modelo econômico tradicional, abrindo espaço para um processo dinâmico baseado nas capacidades e atividades produtivas e sustentáveis.

De acordo com a Confederação Nacional nas Indústrias, as medidas ecológicas também possuem reflexos nos consumidores: os brasileiros passaram a valorizar escolhas sustentáveis como característica importante em empresas – 88,2% dos entrevistados avaliaram a economia circular como fator importante ou muito importante para o setor industrial brasileiro, enquanto 38% dos entrevistados afirmam analisar se os produtos foram produzidos de forma sustentável. Os consumidores estão cada vez mais atentos ao processo produtivo, fazendo com que as empresas busquem aprimorar suas cadeias de produção a fim de atender às demandas sustentáveis.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Posts Recentes

Envie uma mensagem