Nosso compromisso com a agenda ambiental
Desde a sua fundação, em 1992, o escritório De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados (DP&P Advogados) tem entre seus valores o respeito ao desenvolvimento sustentável, tanto que uma das suas áreas de atuação está relacionada com o atendimento pleno das demandas empresariais vinculadas ao direito ambiental. De lá pra cá, temos amadurecido nossas ações em prol da sustentabilidade.
Conscientes do nosso papel na sociedade, em 2018, tornamo-nos o primeiro escritório do Paraná signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU.
Desde então, os princípios do Pacto Global, junto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável também das Nações Unidas, têm norteado nossas gestão e ações e trazem luz aos pontos de melhoria da nossa atuação.
Ainda em 2018, por conta da autossuficiência energética conquistada com a instalação das placas fotovoltaicas, o DP&P Advogados se tornou o primeiro escritório de advocacia do país a receber o Selo Zero Energy concedido pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil) em reconhecimento às práticas conscientes adotadas pelo escritório no decorrer destes anos.
Visando contribuir com o desenvolvimento sustentável e minimizar os impactos inerentes do negócio ao meio ambiente, o De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados mantém uma série de iniciativas voltadas à preservação ambiental, em especial os ODS 3, 6, 7, 11, 12, 13, 14, 15, 17.
Além disso, uma das grandes áreas de atuação do escritório é o direito ambiental, departamento especializado que busca orientar e dar suporte às empresas quanto à proteção jurídica da qualidade do meio ambiente.
Devido à atuação frente ao direito ambiental, o escritório promove um diálogo aberto e constante com seus clientes e parceiros, vinculado às problemáticas relacionadas ao tema, por meio de debates periódicos na sede da empresa.
Ainda, desde 2016, o escritório investe na implantação de algumas ações buscando a redução do impacto gerado pela sua atividade. Até o momento foram realizadas as seguintes medidas:
– Instalação de placas fotovoltaicas buscando a autogeração energética;
– Construção e instalação de duas cisternas para captação da água da chuva para reuso;
– Implementação de composteiras para tratamento adequado do resíduo orgânico;
– Adequação dos ambientais internos para melhor aproveitamento da luz solar;
– Implementação de composteiras para tratamento adequado do resíduo orgânico;
-Destinação correta dos resíduos recicláveis, com descarte final adequado;
– Implantação de campanhas internas de conscientização para redução do consumo.
– Conservação de áreas verdes com adoção de uma Unidade de Conservação
categorizada como Reserva Particular do Patrimônio Natural- RPPN com 847 hectares;
– Revitalização da área verde do escritório, com o plantio de diversas mudas;
– Advocacia pro bono ao Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais.
Porém, sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer e que o nosso trabalho não se encerra aqui. Por isso, reforçamos o nosso compromisso efetivo com as questões ambientais, em especial com os princípios do Pacto Global e com os ODS, a fim de garantir que a nossa contribuição continue alinhada com as necessidades do planeta.
Vamos juntos?