O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em 06/10/2021 a pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS 2020), que indicou o Estado do Paraná como o segundo maior produtor riquezas a partir da produção florestal do país, ficando somente atrás de Minas Gerais.
Os dados dispostos na PEVS são resultados de um estudo minucioso que avalia 44 produtos do extrativismo vegetal e da silvicultura em todos os municípios do Brasil.
Segundo os resultados apresentados pelo IBGE, o Paraná ultrapassou o Mato Grosso do Sul e é o maior produtor de madeira em tora para papel e celulose, detendo 17,2% da produção nacional. Ainda, o Estado lidera a produção de madeira em tora pra outras finalidades, além de se destacar na produção de lenha com origem em florestas plantas, com quantidade estimada de 12,6 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 24,8% do total nacional.
Trata-se de um crescimento significativo e atrativo para diversos setores da economia nacional e internacional, além de um esperançoso percentual capaz de gerar emprego no Estado.