PETINELLI, PARCEIRA DO DE PAOLA & PANASOLO, É A PRIMEIRA EMPRESA NO MUNDO A RECEBER CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL LEED ZERO ENERGY

A Petinelli – Soluções em Green Building, parceira do escritório De Paola & Panasolo – Sociedade de Advogados, é a primeira empresa no mundo a obter a certificação Internacional Leed Zero Energy. O selo é concedido pela organização não-governamental United States Green Building Council aos empreendimentos que conseguem reduzir o seu consumo de energia anualmente. “A nossa produção de energia no ano passado foi 24% maior do que a nossa demanda, e nós pudemos pleitear a certificação internacional. Com a documentação pronta, fomos a primeira empresa no mundo a receber o selo, lançado em 2018”, conta Sandra Pinho Pinheiro, sócia da empresa.

Voltada à implementação de melhores práticas na construção civil, mas focada em eficiência energética e autodesempenho ambiental das edificações, a Petinelli segue buscando a sinergia entre os sistemas sustentáveis que contribuem para a redução do impacto ambiental e para a diminuição do uso de matéria-prima. “O edifício é um sistema único em que todas as suas partes colaboram e podem otimizar o seu desempenho e, ainda assim, ter conforto ambiental”, afirma Sandra. “Hoje não se entende mais como edifício sustentável só o empreendimento que reduz o consumo de energia e água, mas aquele que traz bem-estar para os seus ocupantes”, explica.

A construção da sede paranaense da Petinelli, que rendeu a certificação Leed Zero Energy, foi planejada como um laboratório de ideias e de tecnologias de baixo impacto ambiental. “Nós aplicamos todas as inovações internamente para depois oferecer aos nossos clientes como alternativas viáveis”, explica Sandra. Na construção, foram implementadas várias medidas de iluminação, energia e de gestão hídrica. “A empresa é pioneira na reutilização de toda a água, inclusive a descartada que possui matéria fecal e urina.”

De acordo com Sandra, as soluções sustentáveis da Petinelli são replicáveis em larga escala, mas as características das construções devem ser levadas em consideração. “A inteligência está em adequar as melhores soluções para cada objetivo do cliente. Nós o orientamos para obter o melhor retorno possível”, ressalta.

A empresa, que possui estabelecimentos nos três estados da Região Sul – Curitiba (PR), Balneário Camboriú (SC) e Porto Alegre (RS) –, foi fundada em 2009 com o intuito de trazer algo novo e não ser apenas uma consultoria. “Entramos no mercado para provar que investir em algo sustentável não é impossível. Pelo contrário, podemos ser mais econômicos até no custo de obra”, disse. Segundo ela, a Petinelli busca redesenhar o status quo e procurar uma forma de contribuir sem encarecer os estabelecimentos.

A De Paola & Panasolo – Sociedade de Advogados e a Petinelli trabalham, em parceria, para alcançar o nível de sustentabilidade ideal para o escritório de advocacia. Graças à Petinelli, o escritório conseguiu o selo GBC Brasil Zero Energy de eficiência energética em 2018. Para a sócia da Petinelli, a parceria entre uma empresa de engenharia e um escritório de advocacia é algo estimulante. “Atender uma empresa do setor de advocacia que demonstra interesse em sustentabilidade é um privilégio. É o tipo de cliente ideal.”

Posts Relacionados

Compartilhe:

Posts Recentes

Envie uma mensagem