PRORROGAÇÃO DE PRAZO – PARCELAMENTOS TRIBUTÁRIOS

Reduzindo pressão sobre contribuintes que possuem débitos tributários parcelados na Receita Federal do Brasil ou na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, foi publicada, em 12/05/2020, a PORTARIA n° 201/2020, prorrogando os prazos de vencimento das parcelas mensais, em decorrência da pandemia da doença causada pelo coronavírus 2019 (Covid-19), declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com referida portaria, os vencimentos das parcelas dos programas de parcelamento ficam prorrogados até o último dia útil do mês:  as parcelas de agosto de 2020, ficam prorrogados até o último dia útil do mês de maio de 2020; as parcelas de outubro de 2020, ficam prorrogados até o último dia útil do mês de junho de 2020; e as parcelas de dezembro de 2020, ficam prorrogados até o último dia útil do mês de julho de 2020.

Contudo, a portaria é expressa no sentido de que a prorrogação não afasta a incidência de juros incidentes sobre as parcelas. Ou seja, não haverá multa por atraso e nem juros de mora, mas os juros das parcelas correrão normalmente.

Importante destacar que essas prorrogações não se aplicam para os parcelamentos de tributos recolhidos pelo Simples Nacional.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Posts Recentes

EVENTO SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

O advogado Alessandro Panasolo falará, em evento virtual do Sindicato da Construção Civil – SINDUSCON-PR, sobre a Nova Lei Geral de Licenciamento Ambiental. O evento

MARCO LEGAL DAS STARTUPS

Desde que as startups se tornaram uma realidade no empreendedorismo brasileiro, estudiosos do Direito Empresarial passaram a discutir a necessidade de instituição de uma legislação

Envie uma mensagem