PUBLICADA REGULAMENTAÇÃO PARA RETIRADA VEGETAÇÃO EXÓTICA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO PARANÁ

Foi publicado na última terça-feira (18/05/2021) a Resolução Sedest nº. 28/2021, que regulamenta a retirada de vegetação de espécies exóticas em Áreas de Preservação Permanente.

As espécies exóticas ou invasoras, são aquelas que se encontram fora de sua área natural, podendo se proliferar de maneira descontrolada, representando ameaça às espécies nativas e ao equilíbrio dos ecossistemas onde se insere.

Com intuito de garantir a efetividade ecológica das Áreas de Preservação Permanente, a fim de evitar a prejudicial disseminação de pragas provocadas pela vegetação exótica, a Resolução Sedest. Nº. 28/2021 estabelece a possibilidade de remoção dessa espécies exóticas, com a promoção da regeneração das respectivas áreas, seja com plantio de árvores nativas ou com condução da regeneração natural da área.

Representando grande avanço e incentivo à recomposição das Áreas de Preservação Permanente no estado, a nova Resolução prevê que os pedidos para retirar até 500 (quinhentas) árvores de espécies exóticas em Áreas de Preservação Permanente não precisam ser instruídos com projetos técnicos.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Posts Recentes

Envie uma mensagem